BLOG

Início » 3 passos para você registrar a sua marca

3 passos para você registrar a sua marca

Ter o próprio negócio é o sonho de milhares de pessoas. Não só no Brasil, como também no mundo. Só em junho de 2020, o país contabilizava 18.466.444 empreendimentos, isto é, milhões de pessoas comuns são donas de sua própria empresa. Se você decidiu iniciar essa jornada, fique tranquilo, a Fusioncorp ensina como dar um dos passos mais importantes desse projeto: registrar sua marca de forma fácil e correta.

 

Por que registrar uma marca é importante?

 

Em um país onde 38 milhões de pessoas são trabalhadores informais, é possível contabilizar que, dentre esse número, estão milhares de empresas pequenas, sem registro ou CNPJ. Entretanto, ter o registro oficial da sua marca é imprescindível, afinal, o INPI –  Instituto Nacional de Propriedade Industrial – é o órgão responsável por proteger sua marca contra concorrência desleal e uso de marca por terceiros sem autorização, além de assegurar a integridade material e pela reputação do patrimônio, licenciamento de marca, entre outros.

 

3 passos para você registrar sua marca

 

1. Pesquise pelo nome que deseja dar à marca


Com mais de 18 milhões de empresas registradas no Brasil, existe uma possibilidade considerável de que o nome que você deseja dar à sua empresa já esteja registrado oficialmente. Neste caso, é preciso buscar outra opção. Para não perder tempo no processo de registro, pesquise o nome que você idealizou no site do INPI, no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Assim, você terá a certeza de estar abrindo um negócio completamente original e passível de registro.

 

2. Solicite o registro ao INPI

 

O INPI é o órgão responsável por assegurar a integridade e exclusividade da sua marca. Por isso, é de suma importância apresentar os documentos necessários e solicitar o registro para o Instituto.

 

Os documentos podem variar de acordo com a situação atual do requerente – se é autônomo, empresa Ltda, entre outros. De modo geral, estes são os documentos solicitados:

 

  • Formulário de registro de marca preenchido;
  • Etiquetas não adesivas com o logo da empresa;
  • Contrato social, se houver;
  • CNPJ;
  • Declaração de firma do empresário, se houver;
  • Inscrição no ISS;
  • Carteira de identidade;

 

3. Aguarde o prazo de resposta

 

Após a solicitação, o INPI tem até 60 dias para deferir ou indeferir o pedido. Caso seja aprovado, você deve pagar o primeiro decênio de proteção à sua marca. Ou seja, pelos 10 anos seguintes sua marca estará protegida pelo órgão. Caso não haja o pagamento, o pedido de registro é arquivado e existe a chance de outra pessoa registrar o nome que você desejava para o seu negócio.

 

4. Receba o certificado de registro

 

Ao final do processo, o certificado de registro fica disponível ao dono da empresa na representação do INPI por até 60 dias. Agora é só dar os próximos passos rumo ao sucesso do seu negócio.

 

5. Conte com a Fusioncorp para registrar sua marca

 

O processo de registro de marca junto ao INPI é bastante burocrático e costuma ser demorado. Ao abrir uma empresa, é necessário focar a atenção em milhares de assuntos – operacional, logística, atendimento, publicidade, entre outros. Por isso, conte com a Fusioncorp para registrar sua marca. Com o direcionamento certo, você não perde tempo e nem precisa se preocupar com processos que, apesar de obrigatórios, demandam bastante tempo.

 

A Fusioncorp é a parceria certa para a sua empresa

 

Nós, da Fusioncorp, somos um time que oferece tudo que você precisa para garantir o crescimento da sua empresa com segurança jurídica. Com profissionais altamente capacitados e comprometimento com cada serviço realizado, temos o orgulho de sermos reconhecidos como uma das assessorias mais bem-conceituadas do Brasil.

 

  • Aqui você encontra agilidade – A Fusioncorp está sempre preparada para executar serviços de diversos portes nos órgãos públicos competentes — de simples processos de constituições e alterações contratuais a grandes aquisições, fusões ou cisões.
  • Segurança em todas as esferas – Pode ficar tranquilo: nosso time é expert em serviços paralegais, representação legal, certificação digital, publicações, traduções, certidões administrativas/forenses, além de forte atuação em consultoria jurídica.
  • Excelência em resultados – Com a Fusioncorp você alcança os resultados desejados com muito mais rapidez. Nossas ferramentas de execução unidas à experiência de cada profissional de nossa equipe garante a excelência que você e sua empresa merecem.
  • Suporte personalizado – Nossos profissionais oferecem suporte completo e personalizado para ajudar você a tomar importantes decisões estratégicas, além de contribuir no desenvolvimento de táticas e estratégias operacionais que vão levar a sua empresa rumo ao sucesso que você almeja.
  • Mais inovação para a sua empresa – Empresa de sucesso é empresa que inova, investe em atualizações e está preparada para ser competitiva em seu nicho de mercado. Como chegar lá? Nós mostramos o caminho.
  • Menos burocracia, mais eficácia – A Fusioncorp existe para facilitar o dia a dia da sua empresa para que você possa focar no que realmente interessa: conquistar seus objetivos sem se preocupar com as burocracias empresariais.
  • Credibilidade – É com este compromisso firmado e honrado diariamente que possuímos contratos firmados com correspondentes locais em todo o território nacional.
  • Um relacionamento de confiança – A base de tudo que realizamos aqui é construída a partir de um relacionamento de confiança com nossos clientes. A satisfação total de cada um de nossos parceiros é o que nos move a entregar um serviço exemplar dia após dia.

 

Quer abrir um negócio e precisa da ajuda de uma assessoria paralegal supereficiente? É só entrar em contato e contar com a gente agora mesmo.

Iniciar conversa
Posso tirar sua dúvida?
Olá, tudo bem?
Se quiser, posso tirar suas dúvidas.