BLOG

Início » 7 dicas incríveis para abrir um negócio

7 dicas incríveis para abrir um negócio

abrir um negócio
 

Embora muitos pensem o contrário, a verdade é que o Brasil é sim um país de empreendedores. Em junho de 2020, dado divulgado pelo Governo Federal mostra que o número de empreendimentos ativos era, naquela data, de 18.466.444. Destes, destacam-se os setores de serviços e de comércio, correspondendo a 46,13% e 35,38% respectivamente do número total de empresas. 

Hoje, cerca de três meses depois, já são contabilizadas 19.228.025 empresas brasileiras em pleno funcionamento, sendo 9.810.483 classificadas como MEI  microempreendedores individuais que faturam até R$ 81.000 por ano. Esta diferença positiva de quase 800 mil novas empresas em um único trimestre prova que, embora a pandemia do coronavírus tenha assustado os pilares da economia, ela continua de pé e abrindo portas para quem quer começar a empreender.

Por que abrir um negócio próprio? 

A máquina econômica não para de trabalhar — ainda bem. Entretanto, ainda que ela esteja de vento em popa, não quer dizer que todos os países ofereçam um solo superfértil para crescer e dar frutos. No caso do BRICS, grupo econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, nosso país é o que oferece as melhores condições para o empreendedorismo. De acordo com o estudo Global Entrepreneurship Monitor, 71% dos empreendimentos que abrem as portas por aqui nascem de oportunidade e apenas 28% por necessidade. Mas quais as vantagens de abrir um negócio próprio? 

  • Você investe seu tempo em algo seu de verdade – Os anos de dedicação pela empresa de outras pessoas são muito importantes para o seu aprendizado e desenvolvimento, mas por que investir seu tempo em algo que é seu?
  • Você pode criar a sua própria rotina – Sim, sua rotina pode ser mais flexível, mas isso também não quer dizer que você vá trabalhar menos. Abrir um negócio é exatamente o motivo que faltava para você mergulhar de cabeça no empreendedorismo. A questão, aqui, é que você pode definir os seus horários e não precisa dar satisfação a outros superiores. 
  • Você escolhe quem vai trabalhar com você – Uma das etapas mais legais de abrir um negócio é, com certeza, escolher a equipe que vai caminhar ao seu lado nessa jornada. Conhecer e identificar as pessoas que vão ajudar você a realizar seus sonhos é tão importante quanto fazer sucesso de fato. 
  • Suas chances de prosperar aumentam – Com um negócio bem estruturado e funcionando de forma fluída, suas chances de prosperar acabam sendo muito maiores do que se você passasse a vida inteira trabalhando para outras pessoas.

Agora que você já sabe das vantagens de abrir um negócio para chamar de seu, reflita: você tem perfil de empreendedor? Saber responder a essa pergunta pode ser decisivo para tomar os próximos passos.

 

1. Descubra o seu perfil de empreendedor

Um empreendedor deve dispor de algumas características fundamentais para gerir um negócio com eficiência:

  • Tem visão estratégica – Um empreendedor não pode ter apenas o lado criativo da ideia. É preciso pensar como um verdadeiro estrategista. É preciso pensar como chegar lá, como agir quando surgirem obstáculos, como aproveitar os momentos de baixa para vender mais e como continuar conquistando clientes sempre. 
  • Não tem medo de perder – Ter tolerância a correr riscos é uma das grandes marcas de um bom empreendedor. Nem sempre você estará em alta, e existem fatores externos impossíveis de controlar que podem mudar o curso das águas do seu negócio. Uma crise sanitária, um atrito econômico entre países, até mesmo a situação do turismo local pode impactar o seu negócio dependendo do segmento que você escolheu.
  • Gosta e sabe lidar com pessoas – Pessoas são tudo. São seus clientes, seus colaboradores, seus concorrentes… Por mais globalizado e tecnológico que esteja o mundo, nossas relações sempre foram e sempre serão entre pessoas. Por isso, é preciso ser empático, gentil, resiliente e um excelente gestor de pessoas. 
  • É apaixonado por inovação – A inovação também faz parte do processo. Na verdade, a inovação faz parte do processo todo, o tempo todo. Se você não estiver em constante busca por inovação, é muito possível que seu negócio caia na mesmice e pare de conquistar novos clientes. 

    2. Monte um plano de negócios

O plano de negócios deve ser uma das primeiras etapas a cumprir antes de abrir um negócio próprio. Nele, você vai registrar quanto precisará para tirar a ideia do papel e outros itens importantes como: 

  • Análise de mercado 
  • Posicionamento de produto
  • Plano de marketing
  • Plano operacional
  • Plano Financeiro 

3. Pesquise (muito) sobre sua ideia

Você acha que a sua ideia é fantástica e tem certeza de que ela vai ser um sucesso? Não se precipite. Antes de abrir um negócio, certifique-se de que você está apegado à ideia de se tornar um empreendedor, e não apegado à sua ideia inicial apenas. Por isso, pesquise muito (muito mesmo!) sobre a sua ideia, se o mercado precisa do seu produto, se o seu projeto é viável não apenas a curto como também a longo prazo e se você se vê fazendo indo nos próximos anos estando feliz.

4. Abra um CNPJ

Parece lógico, mas muitas pessoas trabalham sem formalizar o seu próprio negócio. Abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é sinônimo de credibilidade para os seus clientes e regularização para a Receita Federal. Não abra mão de poder emitir nota fiscal para o seus clientes! 

5. Registre sua marca

Viu que a sua ideia é viável e está ansioso para começar a trabalhar? Ótimo! Só não se esqueça de registrar sua marca no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Além disso, certifique-se que não há outra empresa registrada com o nome que você deseja dar à sua empresa. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa na Junta Comercial.

6. Contrate uma assessoria paralegal

Sabe quem pode eliminar toda a burocracia do seu dia a dia como empreendedor? Uma assessoria paralegal. Com uma assessoria de excelência, você pode abrir, registrar e regularizar sua empresa fazendo o mínimo de esforço. E não para por aí: depois de aberta, a assessoria pode continuar facilitando o seu cotidiano empresarial e ainda pode contar com consultorias para garantir que o seu negócio está indo no caminho certo. Uma boa assessoria possui conhecimento jurídico e profissionais especializados que vão tornar a sua jornada de empreendedorismo muito mais leve. 

7. A Fusioncorp é a parceria certa para a sua empresa

Nós, da Fusioncorp, somos um time que oferece tudo que você precisa para garantir o crescimento da sua empresa com segurança jurídica. Com profissionais altamente capacitados e comprometimento com cada serviço realizado, temos o orgulho de sermos reconhecidos como uma das assessorias mais bem-conceituadas do Brasil.

  • Aqui você encontra agilidade – A Fusioncorp está sempre preparada para executar serviços de diversos portes nos órgãos públicos competentes — de simples processos de constituições e alterações contratuais a grandes aquisições, fusões ou cisões. 
  • Segurança em todas as esferas – Pode ficar tranquilo: nosso time é expert em serviços paralegais, representação legal, certificação digital, publicações, traduções, certidões administrativas/forenses, além de forte atuação em consultoria jurídica.
  • Excelência em resultados – Com a Fusioncorp você alcança os resultados desejados com muito mais rapidez. Nossas ferramentas de execução unidas à experiência de cada profissional de nossa equipe garante a excelência que você e sua empresa merecem.
  • Suporte personalizado – Nossos profissionais oferecem suporte completo e personalizado para ajudar você a tomar importantes decisões estratégicas, além de contribuir no desenvolvimento de táticas e estratégias operacionais que vão levar a sua empresa rumo ao sucesso que você almeja. 
  • Mais inovação para a sua empresa – Empresa de sucesso é empresa que inova, investe em atualizações e está preparada para ser competitiva em seu nicho de mercado. Como chegar lá? Nós mostramos o caminho. 
  • Menos burocracia, mais eficácia – A Fusioncorp existe para facilitar o dia a dia da sua empresa para que você possa focar no que realmente interessa: conquistar seus objetivos sem se preocupar com as burocracias empresariais. 
  • Credibilidade – É com este compromisso firmado e honrado diariamente que possuímos contratos firmados com correspondentes locais em todo o território nacional. 
  • Um relacionamento de confiança – A base de tudo que realizamos aqui é construída a partir de um relacionamento de confiança com nossos clientes. A satisfação total de cada um de nossos parceiros é o que nos move a entregar um serviço exemplar dia após dia. 

Quer abrir um negócio e precisa da ajuda de uma assessoria paralegal super eficiente? É só entrar em contato e contar com a gente agora mesmo. 

Iniciar conversa
Posso tirar sua dúvida?
Olá, tudo bem?
Se quiser, posso tirar suas dúvidas.