O Certificado Digital veio para ficar e para revolucionar o dia a dia de pessoas físicas e jurídicas. Os benefícios de aderir à tecnologia são diversos e fantásticos. Mas afinal, quais são os tipos de Certificados Digitais disponíveis atualmente?
O que é Certificado Digital?
De forma técnica, o Certificado Digital é uma tecnologia que protege, confere autenticidade e confidencialidade às informações eletrônicas através da criptografia de dados. Calma, a gente explica.
Na prática, o Certificado Digital nada mais é que o RG eletrônico de pessoas físicas ou jurídicas. Da mesma forma que o seu RG serve para identificar você, pessoa física e o CNPJ para identificar a sua empresa no mundo “real”, o Certificado Digital serve para o mesmo propósito, só que no meio virtual.
Tecnologia recente?
O Certificado Digital, apesar de estar sendo popularmente conhecido apenas agora, teve sua validade instaurada em 2001, através da Medida Provisória nº 2.200-02, de 24 de agosto de 2001. Essa MP regulariza e valida todos os contratos digitais firmados no país. Além disso, ela é responsável por diferenciar as assinaturas digitais de outras ações realizadas no meio eletrônico. Ou seja, com o Certificado Digital você pode assinar documentos com validade jurídica. Quem gera e assina o Certificado Digital é a Autoridade Certificadora, que tem como função criar e gerenciar os certificados digitais do Brasil.
Certificado Digital: vantagens que sua empresa merece.
O certificado
- Proteção contra fraudes – O Certificado Digital garante proteção em todas as transações realizadas pela internet. Isso porque o documento só pode ser emitido presencialmente mediante a apresentação de documentos originais, que são rigorosamente avaliados pelo órgão competente. Além disso, informações criptografadas são muito menos vulneráveis e difíceis de serem captadas ilegalmente, tornando o Certificado Digital uma das formas mais seguras de realizar suas operações.
- Praticidade – Com o Certificado Digital, você pode assinar documentos e autorizar transações sem precisar fazer a boa e velha assinatura de punho autenticada em cartório.
- Reduz distâncias – Já pensou em firmar negócios com empresas de outros países sem precisar enviar e receber documentos físicos? Com o Certificado Digital você e seus futuros parceiros podem formalizar a parceria assinando a documentação na plataforma de assinaturas, que pode ser acessada em seu celular, computador ou tablet.
- Regularização agilizada – Com o Certificado Digital, sua empresa pode enviar as declarações de tributos pela plataforma. Assim, ficar em dia com os órgãos regulamentadores fica muito mais fácil. Além disso, o Certificado Digital também pode ser utilizado para autenticar sites e outros sistemas.
- Imposto de Renda – O Certificado Digital permite que você envie, acompanhe e retifique sua declaração de Imposto de Renda. Praticidade no dia a dia é fundamental, não é mesmo?
- Economia – A partir do momento em que você realiza todas as transações que deseja através do meio eletrônico, os gastos com envio de arquivos é drasticamente reduzido. E você sabe: economia é sempre bem-vinda.
O que é possível fazer com um Certificado Digital?
De forma simples e direta, esses são alguns dos serviços que você pode realizar com o seu Certificado Digital:
- Assinar e enviar documentos digitalmente;
- Emitir procurações eletrônicas;
- Realizar transações bancárias de forma segura;
- Emitir e assinar nota fiscal eletrônica (NF-e), escriturações fiscais e contábeis;
- Habilitar sua CNH pelo celular;
- Enviar, acompanhar e retificar seu Imposto de Renda;
- Acessar os serviços do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).
Agora que você já conhece o mundo de vantagens de aderir à essa tecnologia, precisa descobrir quais os tipos de Certificados Digitais.
Quais são os tipos de certificados digitais?
- Tipo A – Os certificados de assinatura digital A1, A3 e A4 são os mais utilizados atualmente. Eles conferem autenticidade a todo documento e arquivo virtual que você deseja emitir ou enviar. Se você é profissional liberal, essa é uma excelente opção para você. Afinal, com a necessidade de enviar documentos digitais assinados com frequência, é fundamental que a integridade do documento seja confirmada para assegurar a proteção de ambos os lados da transação. Empresas que demandam alto volume de documentos validados também podem utilizar os certificados digitais do Tipo A.
- Tipo S – Os certificados digitais do Tipo S (S1, S3 e S4) são conhecidos como os certificados de sigilo e confidencialidade. Sua empresa costuma realizar transações que exigem sigilo? Então esse é o tipo de Certificado Digital certo para você. Aqui, os dados do documento são criptografados e só podem ser acessados por pessoas que possuírem um certificado de autorização.
- Tipo T – Os certificados de tempo, ou T3, servem para atestar que um documento digital foi emitido com o objetivo de evidenciar a data e a hora da criação do documento. Como possui três partes verificadoras, ele consegue exibir o exato momento em que a documentação foi criada, evitando possíveis fraudes.
- e-CPF – Aqui, seu Cadastro de Pessoa Física ganha uma versão digital para autenticar as transações eletrônicas realizadas por você. O e-CPF possui a criptografia dos dados e é emitido com a mesma tecnologia dos certificados A1 ou A3.
- e-CNPJ – Seguindo a mesma lógica do e-CPF, o e-CNPJ é a identidade da sua empresa autenticada nos meios virtuais. Com ele, é permitido assinar contratos, emitir procurações, entre outros.
- NF-e – O NF-e é o arquivo que atesta a validade jurídica de todas as notas fiscais emitidas por uma empresa.
- e-JURÍDICO – O Certificado Digital OAB é emitido exclusivamente para advogados. Ele viabiliza as petições eletrônicas, permite a assinatura digital dos atuantes e permite o envio da declaração do Imposto de Renda.
- e-SAÚDE – Emitido exclusivamente para profissionais da saúde e regularmente inscritos junto a seu conselho de classe.
A Fusioncorp ajuda você emitir o seu Certificado Digital
Gostou das vantagens que o Certificado Digital oferece? A gente ajuda você a descobrir qual é o tipo ideal para o seu caso e ainda faz a emissão para você. É só entrar em contato e deixar nas mãos de quem entende do assunto.